Não. Algumas empresas de engenharia financiadas pelo Banco foram investigadas pela Lava Jato e, posteriormente, condenadas por atos de corrupção que não dizem respeito ao processo de concessão de financiamento do BNDES e nem aos investimentos que o Banco tenha feito nessas empresas.
As irregularidades foram descobertas e reveladas publicamente após investigação por parte da polícia e da Justiça. No momento da contratação dos empréstimos com o BNDES as empresas estavam em situação regular perante a Justiça e aptas a tomar empréstimo. Dentre as contratantes, havia empresas que possuíam investment grade, isto é, eram classificadas com baixo risco de crédito pelas principais agências de rating do mercado.
Os desembolsos de empréstimos para exportação de bens e serviços de engenharia já contratados foram suspensos. Além disso, em alinhamento com o Plano de Ação do Tribunal de Contas da União (TCU), o BNDES estabeleceu políticas mais rígidas para os desembolsos futuros. Com essas medidas, US$ 11 bilhões (valor equivalente hoje a cerca de R$ 57,5 bilhões), que estavam contratados, não foram liberados.
Se você tem dúvidas sobre outros casos que envolvem o BNDES e quer conhecer mais sobre as ações do Banco, dê uma olhada no restante do site.
Ficou claro? Se você tem dúvidas sobre outros casos que nos envolvem e quer conhecer mais sobre as ações do BNDES, dê uma olhada no restante do site. E lembre-se: o BNDES está aberto pra você. Está aberto para o desenvolvimento do Brasil.